20/05/2009

As meias das cerejinhas

Ganhei, do pai, umas meias, até à curva da perna, com umas bolinhas penduradas de lado que parecem duas cerejas. Há que tempos que eu as desejava. Já tinha sorrido para elas... e elas para mim, através da montra. Até já tinha começado a poupar para elas, deixando de comprar daquelas farturas deliciosas, polvilhadas de açúcar e canela, que a dona Mariazinha vem vender ao portão do colégio, e também das saborosíssimas sandes de fiambre fininho, que eu nunca tinha provado na vida antes de vir estudar para a vila. Mas hoje o pai comprou-me as benditas meias. Comprou porque eu as ganhei. Foi a minha recompensa por ser uma menina corajosa.
Às vezes tem que se ser corajosa à força. E foi o que me aconteceu no sábado passado, à tarde. O pai levou-me com ele a Coimbra… quer dizer, não levou, ou melhor, não chegámos lá, porque o carro avariou pelo caminho. E aqui entra a minha coragem forçada: o carro ficou na beira da estrada comigo lá dentro, enquanto o pai foi procurar ajuda.
Disse-me que tinha que ficar ali porque não me podia levar, que ficasse sossegada, sem medo, que depois me compraria uma coisa. Pediu a um cantoneiro, que andava ali a limpar as valetas, que fosse olhando por mim e pelo carro, e apanhou boleia à procura de um mecânico. Fiquei ali, a contar os carros que passavam, até lhes perder o conto, e a olhar o senhor a raspar a ervas com a enxada, vendo-o ir-se afastando a pouco e pouco. Uma vez ele veio perguntar-me: “A menina está bem?”, e eu só acenei, com a cabeça, que sim. Devem ter-se passado muitas horas até o pai voltar, pois já estava a começar a ficar chateada e cheia de fome, e a tarde ia bastante avançada quando ele lá apareceu com um senhor, que se pôs de volta do carro até que ele começou a trabalhar.
Depois o pai deu uma gratificação ao cantoneiro e voltámos para casa, mas ainda parámos num café para eu lanchar um bolo e um garoto. Foi uma aventura e tanto! E hoje o pai comprou-me as meias das cerejinhas que eu tanto queria e, também, um casaco comprido. Assim, o carro até pode avariar mais vezes!

18 comentários:

Mr.Jones disse...

oi amiga.
O seu espaço tb continua acolhedor.

um belo dia.

abraços

Justine disse...

Acabei de ler um livro magnífico, em que a infância aparece retratada :"Olho de Gato", de Margaret Atwood. E lembrei-me de ti e das tuas histórias suaves...

Fá menor disse...

Justine,
obrigada! Tenho que ler...

O Profeta disse...

Ler-te é um sublime processo de raros sentires...


Doce beijo

antonio ganhão disse...

Gostei muito desta história e do seu registo. Vou dá-la à minha mais velha para ela ler, também ela tem que aprender o sentido da coragem e da palavra merecer.

Secreta disse...

Bonita história , e uma fantástica "lição" . Beijito.

gota de vidro disse...

Uma história de encantar.

Gostei da singeleza.

bjinhos

Alberto Oliveira disse...

... gostei muito deste teu conto, suave como este mês. De Maio e lido de um fôlego. Aguardo por mais. Destes assim.

beijos e sorrisos.

vida de vidro disse...

Gosto das tuas histórias. Põem-me um sorriso nos lábios. **

poetaeusou . . . disse...

*
cerejinhas,
feitas ternura,
,
conchinhas, envio,
,
*

Amélia disse...

Gostei muito de ler esta bela história.
Beijinhos

MARILENE disse...

Que amor, Fá! Gostei muito de ler. Merecidas meias rss. Assim, vale a pena ficar esperando, não é??? Bjs.

By Me disse...

São momentos brandos, coloridos e bons para recordar, passagens calmas e apaziguadoras. Lindo! Parece "recorte" de um filme.

Bom fim de semana

Beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Verdade ou Mentira? ... eis a questão.
.
Feliz fim de semana

Kinga K. disse...

Que bueno leerte de nuevo :D

Ane disse...

Kkkkk...adorei!
É por isso que dizem que há males que vem pra bem.
A quebra do carro lhe deu o presente tão esperado!
Ane/ A Lua e Eu :)

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Fá, gostei muito de ler essa sua história,
corajosa sim!
Eu não teria essa coragem rssss. Bem que aqui no
Brasil é diferente...
Enfim, ganhou as meias de cerejinha!! 😅😁
Beijinho, uma feliz semana.

Sérgio Santos disse...

Que texto bonitinho! Adorei.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos