15/05/2009

Leituras

A leitura exerce um enorme fascínio sobre mim. Ler permite-me a fuga para um mundo encantado, um mundo onde posso descobrir muito do que a minha curiosidade me pede e que não obtenho de outra maneira. Ler satisfaz-me e inquieta-me. Satisfaz-me porque me proporciona momentos de verdadeiro prazer e delírio, ao descobrir coisas novas; inquieta-me porque sinto uma avidez de ler tanta coisa a que não tenho acesso.
Já li quase tudo o que havia em casa para ler; leio o que vou encontrando e pedindo emprestado; leio os livros que vou buscar à biblioteca - àquela carrinha que passa por cá de tempos a tempos, e da qual não me deixam trazer todos os livros que quero, nem dos que quero, só dos da fita verde – mas leio também os que o meu amigo Zeca traz; leio outros que ele me empresta, do Tio Patinhas e de outros heróis de Banda Desenhada, se bem que alguns não fazem muito o meu género, mas à falta de outros, é melhor do que nada; leio também as revistas de fotonovelas e a Crónica que a minha amiga Manuela compra quase todas as semanas e me empresta, mas leio às escondidas, porque tenho medo que o pai me veja ler essas coisas… não é por nada, que acho que não faço mal nenhum, até porque já fiz onze anos, mas ele pode não compreender e ralhar comigo com aquela sua voz de trovão que me faz encolher toda.
E é claro que também leio os livros da escola, mas esses é por obrigação, apesar de quase nem precisar de os ler, pois o que percebo nas aulas quase me basta para apreender a matéria e tirar boas notas.
Há dias encontrei uns livros antigos do pai e, entre eles, uma Bíblia que tem feito as minhas delícias. Tenho vindo a lê-la, aos poucos, desde o seu início, enquanto a mãe me espreita no quarto, ficando a pensar que estou a estudar. Ela até diz às vizinhas que tem uma filha que não faz mais nada senão estudar, que não puxa para fazer mais nadinha; vê outras meninas da minha idade que fazem tudo em casa às mães, mas eu, que não sabe a quem é que eu saí…

(Publicado em: Memória Alada, 2011)

13 comentários:

antonio ganhão disse...

Empresto-te o que vou escrevendo em livro. Ao contrário de ti, sou mais de empilhar livros... não consigo ler tudo o que tenho lá por casa!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Junta-te a mim. Também sou assim!

Jorge Freitas Soares disse...

Olá..

Vi-me no espelho...e pior, descreves a minha filha de 10 anos..

Adorei o post
Bom fim de semana
Jorge

Luna disse...

Mas ler é uma forma de estudar é cultura. que nunca percas essa vontade
beijinhos

Justine disse...

Sigo, sempre encantada, as tuas bem contadas histórias de infância!

poetaeusou . . . disse...

*
quantos devorei
na minha vida,
quantos li e reli,
livres,
proibidos,
do lápis azul, muitos,
,
que belo e historiado texto,
,
conchinhas literárias, deixo,
,
*

Filoxera disse...

Também sou leitora compulsiva. Onde quer que vá, levo um livro, para o caso de ter momentos de espera.

Ana Freire disse...

Um texto no qual me revi... também com a mesma idade...
Pura delícia... e uma verdadeira declaração de amor, ao mundo da leitura... sempre ali... à nossa espera...
Beijinho
Ana

By Me disse...

A leitura é uma viagem, depois de entrar num livro nunca mais voltas igual, isto se tiver sensibilidade para isso. Sei de gente que viaja mas não muda nada... e sei de gente que viaja e regressa bem diferente!

Revejo-me nesse texto, a leitura foi a minha grande libertação. Um dos pilares fundamentais para o equilíbrio emocional.

Beijinhos

Majo Dutra disse...

Eu também era assim...
Gostei de ler.
Beijinhos
~~~~~

Ane disse...

Fa, gosto muito de ler e queria ter mais tempo pra ler mais...
É um prazer que descobri quando adulta pois quando mais jovem,
com 11 anos, nunca me liguei nisso...


📚📚📚📚📚
Boa semana!
😘

J.P. Alexander disse...

Los libros te hacen soñar te mando un beso

Porventura escrevo disse...

Ler é o retrato da alma das pessoas
Vazia ou cheia
Gostei

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos