29/12/2010

Espírito de Natal II

(Espírito de Natal I)

Em casa onde falta o pão, a todos pode falhar a razão.

Chegou Dezembro. E com ele o Natal. Mas este entrou em casa dos Baptista de espírito arredio. Por onde andava o espírito de Natal? Porque se esquecia ele deles?
Em família onde o Amor e a Paz se fazem escassos, o Natal é retratado de um corpo sem espírito. Os rostos fecham-se, a frieza enregela e corrói. Quando o espírito de Natal se ausenta fica-se só, triste e infeliz. Não se sente o amor, tolerância, paz, compaixão, sentido de dádiva.

A época de Natal é propícia à reunião familiar. Estar em família com amor é a base do espírito de Natal. Amor é a palavra-chave, a senha de acesso à paz e à felicidade.
Mas o Natal e o verbo amar não se conseguiam ali conjugar.
É claro que a vida não é sempre fácil. Somos surpreendidos, no escorrer dos dias, por contrariedades e revezes; sofremos desgostos; estamos tão sujeitos a desgraças. Mas se não se é capaz de estender a mão, quer como quem dá, quer como quem pede ajuda para se erguer do chão, corre-se o risco de se ficar sem ter a quem amar. E sem amar, sem abertura para amar, para dar amor – a todos e a qualquer um, e não só àqueles que nos interessam – não absorvemos o verdadeiro espírito de Natal.
Um Natal até pode ter presépio e árvore de Natal e luzes a piscar… ter neve artificial nas janelas a brilhar… mas o espírito andar longe. Pode até haver prendas, mas o espírito de Natal vai muito para além das prendas materiais que se dão: para muitos pode ser só preciso um sorriso, uma palavra simpática, um carinho, um telefonema…

O espírito de Natal assoma à alma nesta altura do ano para a abrir em calor humano. Numa família unida. No perdão que apaga desavenças. No tempo que se dá a quem dele precisa. Na paciência para ouvir e reconfortar. No ombro que se oferece para alguém chorar. Na generosidade e bondade que extravasa dos rostos para fazer a felicidade dos outros. E sentir-se feliz assim.
Mas muitas vezes assim não é. Que não se apague, ao menos, a esperança de o vir a ser. A Esperança é o berço do espírito de Natal. Mas esse berço – Esperança – não pode ficar vazio, despido. Tem de ser preparado, revestido de lençóis quentinhos. E, se possível for, todo o quarto tem de se ir decorando ao seu redor, para tornar todo o ambiente mais fofo e acolhedor. E, mais tarde ou mais cedo, o milagre acaba por acontecer assim que a decoração estiver pronta.

Mas se se instalar um vazio que não se consegue preencher, o Natal pode trazer um sofrimento maior do que qualquer outra altura do ano. E se a Esperança também se ausentar pode ser o descalabro total. Mas se ela comparecer, uma réstia acenderá um rastilho. A tristeza, a solidão, a doença, a dor, o desamor podem andar constantemente a espreitar, mas é preciso que a Esperança não lhes ceda o lugar.

Pois bem. Na família Baptista, houve alguém que não se deixou desesperar...

(Espírito de Natal III)

17 comentários:

Lilá(s) disse...

O Natal é a altura do ano em que os sentimentos vêm á flor da pele e a familia é extremamente importante, se ela falha falhou também o espririto de Natal.
Um Bom Ano Novo.
Beijinhos

antonio ganhão disse...

Por vezes precisamos desse Natal para nos lembrarmos do calor humano e do que podemos fazer com ele.

Gabriela Rocha Martins disse...

é tão bom poder escrever o que fiz em outra página tua


que o natal - já passado - tenha sido cheio de poesia e o novo ano ,que se aproxima ,pleno de palavras prontas a moldar.......

felicidades e


.
um outro beijo

ONG ALERTA disse...

Um 2011 cheio de magia, beijo Lisette!

O Árabe disse...

Aguardando a continuação, desejo-te um Feliz Ano Novo! :)

. intemporal . disse...

.

. o natal é amor .

.

. e porque estamos sempre sujeitos às agruras da vida o natal ja.mais poderá ser vazio .

.

. ainda que ... suspenso por um fio .

.

. paulo .

.

edna figueiredo disse...

Lindo seu texto, querida Fá.
Sabe, esse espírito de natal deveria se
estender o ano inteiro.
Beijos, deus esteja com você.

By Me disse...

O espírito de Natal é Amor nas famílias! Que sai porta fora e espalha-se pelo mundo ... inteiro, tão contrário ao que hoje é usual; mata-se, usa-se, persegue-se, nega-se,espreme-se, inveja-se, manipula-se... desvirtua-se....

Beijinho.

Desejo que o teu Natal que seja o espelho das palavras escritas porti.

alfacinha disse...

Orfão viúvo sem filho ,a noite de Natal irei dormir muito cedo .
Abraço

MARILENE disse...

Ficou muito belo seu texto. Época especial, por vezes nostálgica, como a que estamos vivendo. Bjs.

manuela barroso disse...

Em cada pedacinho seu, Fá, faço uma obra de arte.
Hoje completei a toalha de Natal com os bordados de ouro que são as linhas com que teceu sua extraordinária reflexão natalícia.
Natal é muito mais que ter. É ser tudo o que enumerou.
Obrigada, Boa AMIGA!
FELIZ NATAL e
SERENIDADE para usufruir os pequenos nadas.
Beijoo!

Majo Dutra disse...

Considero o Espírito de Natal imprescindível nesta época do ano...
Porém, para muitos é difícil conseguir...

Gostei de ler, querida amiga. Beijinho
~~~~~~~~~~~

Kinga K. disse...

Que lindo ambiente navideño

lis disse...

Um lindo texto,gostoso de ler,
Sem esperança fatalmente será um fiasco qualquer celebração.
Que seja uma festa no espírito e a esperança irá florir em nós.
beijinhos Fá

Sérgio Santos disse...

Linda mensagem natalina!

Porventura escrevo disse...

Um conto bem de época
Excelente natal são os meus votos

Ana Freire disse...

Acho que estava a precisar de ler este texto incrível, hoje... em que foi um dia mais duro... e em que o cansaço, tomou mais um pouco do lugar da esperança!
Tenho um quarto para decorar ao tempo... mas infelizmente, ainda sem a total concordância, da principal beneficiária... pois os velhotes são naturalmente avessos a mudanças... e a minha mãe, anda na fase de teenager rebelde... nem cuidando... nem se deixando cuidar...
Nada como um dia atrás do outro... às vezes esqueço-me com a minha impaciência, de que água mole em pedra dura... pode ser que qualquer dia, a consiga fazer mudar de ideia... até para próprio benefício dela...
Um beijinho grande!
Ana

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos