08/01/2024

Espírito de Natal IV


(continuação de Espírito de Natal III)

O ambiente em casa era de cortar à faca, disse-lhe. Contou-lhe tudo enquanto as lágrimas lhe escorriam grossas pelo rosto abaixo e até os soluços lhe cortarem as palavras. Queria salvar a sua família. E salvar-se a si de morrer afogada nela e com ela.
Mas uma assistente social não tem receitas milagrosas para solucionar todos os casos que lhe são colocados. Não há comprimidos para isso. Poderá, eventualmente, algum placebo fazer efeito, mas não sob a forma de qualquer pílula. Por isso não era assim tão fácil actuar. Cada caso é um caso. E este era um caso complexo que iria, muito provavelmente, requerer a intervenção de uma equipa multidisciplinar. Mas para que viesse a haver sucesso todos se teriam de dispor a colaborar. Uma ajuda só é eficaz se sentida de dentro como uma necessidade. Porque ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado.
Havia, pois, que identificar causas, ir ao fundo da questão, e trabalhar em conjunto no sentido de as eliminar. Mas, até lá chegar, o caminho poderia ser longo. As verdadeiras causas poderiam estar camufladas debaixo de várias camadas de pó que lhe tivesse assentado em cima, e que seria preciso remover antes. Uma limpeza, uma lavagem de balde e esfregona com o detergente adequado. Só que, à mistura com o pó acumulado pode haver manchas e nódoas difíceis, ou mesmo impossíveis, de dissolver. Algumas visíveis a olho nu, outras nem tanto. Uma gravidez; uma depressão; um comportamento adicto: toxicodependência, alcoolismo, vício do jogo... e outros. Um círculo vicioso de causa/consequência: uma pescada de rabo na boca. Uma cadeia que é preciso quebrar. Assim haja a força necessária para isso; e se esta não existe há que criá-la, senão nada feito.
Para já, era preciso haver ali uma intervenção a nível psicológico no sentido de avaliar situações particulares. Há problemas que não podem ser olhados de cima, de ânimo leve; e no que toca a problemas de comportamento humano, então, nada é simples nem linear. A complexidade da mente humana leva a que a capacidade de encarar as situações seja diferente de pessoa para pessoa. Além disso, há todo um mundo à volta, a fazer das suas, como camadas de folhas de jornal envolvendo uma marmita, mantendo-a aquentada. Se não se desembrulhar o pacote, o cozinhado vai-se conservando, durante algum tempo, com alguma temperatura, que nem sempre é a ideal: nem é quente nem é fria. Por conseguinte, emergir ou não de uma situação problemática ficará a dever-se a uma simbiose de factores internos e externos à pessoa.

Maria percebeu isso. A esperança mantivera-a, e ainda a mantinha, à tona. E a oração, mastigada com essa esperança, tinha povoado aqueles seus dias que se queriam de festa e alegria, mas que de amarguras se fizeram. E porque nenhuma luz conseguira romper o escuro em que a sua família se encontrava, precisava de mais ajuda para transformar a esperança em resultados visíveis à luz do dia. Sabia que Deus faz milagres através das mãos humanas. Afinal, não foi por acaso, nem em vão, que Ele se fez Homem para vir ao mundo onde habitam os homens. Ele tomou em si a natureza humana para que os homens se possam curar do mal que os enferma. Podia ter-se limitado a ser o Deus que era e a actuar no mundo conforme quisesse. Estenderia a Sua mão poderosa e tudo poderia acontecer, unicamente, consoante a Sua vontade. Mas isso seria coarctar a liberdade do ser humano, e Ele quer que os homens mantenham a capacidade para agir livremente. É claro que isso também os leva a muitas escolhas erradas, que causam prejuízos aos próprios e aos outros. Tinha sido o que acontecera ali. Escolhas erradas tinham-nos levado àquela situação complicada.

Mas se Deus permite que se caia, também pode fazer conjugar diversos factores a nosso favor para nos conseguirmos levantar, se estivermos voltados no mesmo sentido. Há uma história que fala de alguém que todos os dias rezava insistentemente a Deus para ganhar a lotaria. Até que um dia Deus se resolveu a responder-lhe: a minha parte será feita quando tu fizeres a tua; não podes querer que te saia a lotaria enquanto não comprares primeiro o bilhete.

Maria entendera que as mãos são tanto para se elevar em oração como para se deitar a uma luta que é preciso vencer.
E, assim, com a força de Deus e  um trabalho em equipa, no próximo Natal o espírito de Natal haveria de regressar.


(Continua em Tempo de Acácias em Flor I)

13 comentários:

Unknown disse...

Hei-de voltar para ler todos os trabalhos que são sempre de excelente qualidade.
Preciso de ter a cabeça mais fresca.

. intemporal . disse...

.

. fas.cinante este espírito quarto . para mim, o mais anafórico no de.calque de todos os dias ainda por acrescentar .

.

. diz tanto.de.tanto ao dizer tudo.de.tudo .

.

. e eu,,, assisto . e resisto sempre de pé .

.

. um beijo . imenso e grato .

.

. paulo .

.

Lilá(s) disse...

Tantas vezes precisamos de deitar mãos á obra, mas é fundamental uma grande força interior.
Beijinhos

Utilia Ferrão disse...

Há situações dificeis compreendo.
Deus ajuda claro mas temos que ajudar a Deus.
Beijinhos da Utilia

uminuto disse...

belo texto
um beijo e bom fds

helia disse...

"Espírito de Natal"... Quatro belos textos para ler e pensar!

Insana disse...

Temos que ter força e nos manter de pé, pois depois que se chega ao chão é mais dificul de levantar.

bjs
Insana

Vanuza Pantaleão disse...

Folhas e folhas de jornal que esquentam uma marmita...
Adoro as metáforas que usas, Fa!
É preciso atitude e equilíbrio para desembrulharmos tantos pacotes.
Boa semana, amiga!!!

O Árabe disse...

Aguardo a continuação... torcendo para que efetivamente regresse! :) Boa semana.

Majo Dutra disse...

Dar consolo e esperança é uma tarefa digna do Espírito de Natal.
Beijinho.
~~~~

Ana Freire disse...

Reconhecer problemas... é sempre o passo mais decisivo, para nos encaminharmos para a solução dos mesmos!...
Um texto notável, Fá! Parabéns!
Beijinhos! Feliz fim de semana!
Ana

By Me disse...

Muito bom!!! Tema pertinente e adequado ! Não é fácil, é preciso ter espírito "guerreiro".

Beijinhos

J.P. Alexander disse...

Genial fragmento. Te mando un beso.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos