14/11/2015

O Sonho Que Me Foi Negado


Tenho corrido atrás de um sonho, sem nunca o conseguir apanhar. Fiz agora uma tentativa: comecei por estudar Matemática por um livro do meu primo Álvaro. 

Estudar foi o sonho que me foi negado; e ler, aquilo que me vai sendo permitido, desde que eu consiga encontar leituras. Depois de esgotadas outras fontes, procurei na casa da tia Mila. Os livros do Álvaro estavam lá quase todos, e a tia tem vindo a emprestar-mos a cada vez que vou a casa dela. Deixo um e levo outro. 

A casa da tia exerceu sempre um grande fascínio sobre mim, desde que me lembro de fugir da minha casa para a dela, ali lado a lado uma com a outra. E, agora, que moro um pouquito mais longe, continua a ser uma enorme atracção: pelo seu enorme jardim que o tio tem bordado a pontos de pedras selvagens, com o esforço das suas mãos e da sua poesia; mas também pelo amor que os tios nunca deixaram de me dedicar. Ali sinto-me tão bem! Sinto-me em casa. Porque nos sentimos em casa quando nos vimos recebidos com afecto e carinho; então o nosso coração não só não se desapega desse lugar, como o busca cada vez com mais frequência. 

E, assim, é como se a casa da tia Mila fosse, agora, a minha biblioteca particular, depois de ler tudo o que havia na minha casa para ler. Primeiro, os romances foram a minha sedução; agora, o livro de Matemática. Sempre gostei muito de Matemática, tanto ou mais que as outras disciplinas. Letras e números ensinam-me a saborear a vida, dão-lhe colorido nos meus dias apagados, cinzentos, vazios do ar quente que me leve a flutuar e planar acima da terra. 

Quem sabe se eu estudar tudo muito bem e for fazendo os exercícios, possa ir aprendendo tudo e, depois, assim que surgir uma oportunidade, fazer um exame… 

Por agora vou estudando. Quando acabar este de Matemática hei-de pegar nos outros todos, um a um, e o futuro a Deus pertence.

17 comentários:

Jaime Portela disse...

Há casas que exercem sobre nós um grande fascínio. É curioso que também tive essa atração pela casa de uma tia... mas não tinha livros...
Estudar matemática, tal como qualquer outro estudo, ajuda a prolongar a vida dos neurónios... Por isso, estude sempre...
Um belíssimo texto, gostei imenso.
Um abraço, minha querida amiga Fá.

O Árabe disse...

O futuro a Deus pertence... essa, Fa, é uma lições mais importantes que temos a aprender. :) Muito bom voltar a ler-te, boa semana!

helia disse...

Estudar e adquirir novos conhecimentos é excelente para nos mantermos atualizados !

tulipa disse...


Engraçada esta história da casa da Tia.

Todos nós na infância temos casas de familiares
que são uma atração por uma razão ou outra.

Estudar matemática,
também ando numa de aprendizagem através dos trabalhos de casa do meu neto

Tudo tão diferente de antigamente
a ajuda é ir ao google e fazer pesquisas, como aconteceu ontem

Fique bem. Beijinho da Tulipa.

GarçaReal disse...


Que bem fazes amiga em querer e gostar de estudar. Faz bem à alma e sentires a cultura a crescer em ti é maravilhoso.

Nunca deixes pois a casa da tia que exerce esse fascínio sobre ti. É bom termos um local para nosso abrigo.

Muito bom

Bjgrande do Lago

vieira calado disse...

Quer um conselho?
Pegue num bom livro de astronomia!
O Espaço é um espanto!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Olá Fá, eu creio que todos temos alguma atração pela casa de algum familiar, me identifiquei demais com seu texto, corro atrás do seu sonho sim, melhor ler, estudar que frequentar o famigerado FaceBook e outras redes .
Gostei do seu espaço!
Tenha um feliz dia.

Bjss!

http://pensandoempoesia.blogspot.com.br

http://aparaibaesuasbelezas.blogspot.com.br

http://experiemntalailabrito.blogspot.com.br

_ Gil António _ disse...

Infelizmente muita gente foi, por esta ou aquela razão, impedidos de estudar. Mas nunca é tarde para o fazer, não é mesmo?
.
Querendo ler é só clicar.
* Fogo de Amor: O Infinito da Mélica Ternura *
.
Votos de um dia feliz

By Me disse...

Uma boa aposta, sem dúvida! É hábito afirmar que o saber não ocupa espaço! Ler, pesquisar, estudar matemática, tudo o que possa exercitar o cérebro, é importante, até para ( travar) evitar o aparecimento de demências . Os poetas nunca mencionam as tias nas suas construções escritas, e as tias são fundamentais na educação dos mais pequenos.
Há tias que são segundas mães.

Gostei!!!

Ana Freire disse...

Um puro fascínio, este texto... que nos enche a alma, com esta ânsia de saber... e esta noção de que a nossa vida... nos é emprestada... pertence a Deus... assim sendo... aproveite-mo-la... também em toda a sua plenitude, e em cada possibilidade que as circunstâncias permitem... também com actividades, que nos dêem tanto prazer... matemática... ou o que quer que seja...
Adorei ler, Fá! Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
Ana

Majo Dutra disse...

Emocionante, Fá, emocionante...
Beijos
~~~

MARILENE disse...

Onde somos recebidos com carinho, deixamos nosso coração. Essas são casas muito, muito especiais. A matemática nunca me atraiu rss, embora reconheça que faz parte de tudo na vida. Bjs.

Kinga K. disse...

Lindo texto <3

Porventura escrevo disse...

Lindo texto de facto.
Os sonhos existem para ser agarrados. Pelo menos os que valem a pena
🙂

Crônicas de Areia disse...

Olá, Fá.
Adquirir conhecimento é sempre bom, tanto para a mente quanto para a alma. Um espírito que se aquieta, que não é curioso, não se eleva. E, ademais, visitar as casas de ontem é reviver o amanhã que ainda nem nasceu. Que bela postagem.
Seu blog não tem atualizado em minha lista de leitura. Deve ser algum problema com o blogger. Me perdoe pela demora em te visitar, mas não sabia que havia atualização na postagem. Prometo que agora fico mais atento.
Grande abraço, Fá, e lindo fim de semana pra ti.

Marcio

Cticho disse...

Minha amiga, não imaginas o meu espanto por ver que estás ativa por aqui e por outros lados..... Hoje voltei a casa silenciosa, e deparei-me com isto, contigo. Deixo-te um abraço com imenso imenso carinho

Fá menor disse...

Surpreendida fiquei eu de te ler aqui, amiga querida. Por aqui vou andando sem compromissos de actualização, apenas e só conforme a inspiração e disponibilidade de tempo. E como há leitores novos, de vez em quando faço emergir algumas publicações.
Também, fui criando os outros novos espacitos com diferentes temáticas, depois de me ter encantado e desencantado do face, com algum "material" transferido de lá...
Abraço grande. :)

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos