18/09/2020

Subir o Caminho VII

As pedras... Por vezes as pedras que nos surgem no caminho são ásperas e pesadas, impossíveis de remover. Pedregulhos e penedos soltos que têm de ser contornados para encontrarmos um caminho mais macio e sereno. Caminho que se vai fazendo ao caminhar, a cada passada. 

Quando a vida flui e caminhamos naturalmente pelos nossos pés, livres e sacudidos, sem dores musculares ou nas articulações, desimpedidos de muletas ou bengalas, torna-se mais fácil a caminhada, mas não isenta de tropeços ou atrasos. Há sempre que prestar atenção às pedras do caminho. Elas estão por lá. Podem espreitar onde não esperamos. Até num caminho já tantas vezes trilhado, podemos ser surpreendidos, apanhados desprevenidos por um grande calhau ou pedranceira, rolados do alto, estatelados ao comprido, sem eira nem beira. Há que contornar, ultrapassar, e seguir.

A Vida é o que é; e as pedras sempre serão o que são. É isso que temos que interiorizar, porque não podemos mudar isso. Nada a fazer senão aceitar, por muito que nos custe e atrapalhe o nosso caminho. Desviemo-nos, portanto, dos pedregulhos. Não deixemos que nos importunem, e prossigamos a caminhada sem que nos embaracem os passos. 

Pedras no caminho sempre as houve. Há que aprender com o passado para caminhar no agora, rumo ao futuro idealizado. Mas quem aprende?...

Há montes e vales, riachos de água fresca, desertos, oásis... e tantas mais coisas que fazem parte do caminho. Da subida.

Há também as asas do vento e o embalo do sentimento, para ir saboreando algum pequeno voo.

Mas uma certeza nos deve guiar: não caminhamos sozinhos. E isso nos deve animar.


“Eu caminho, sem ver o caminho
Eu caminho por sendas de paz.
Mas eu sei que há alguém
que me ajuda no caminho.
Mas eu sei que há alguém
e com Ele irei caminhar.”

(Sendas de Paz)


15 comentários:

MARILENE disse...

Ainda que passemos pelos mesmos caminhos, eles nos surpreenderão. As pedras que contornamos terão sido por outras substituídas. Novos morros encontraremos. E assim como outros já vencemos, haveremos que conseguir, de novo, alcançar nossos objetivos. E não estaremos sós nessa jornada. Bjs.

" R y k @ r d o " disse...

Nem todos os caminhos dão a "bom-porto". Mas o desistir de caminhar também não é bom. Por isso caminhe-se com amor e paz no coração e assim será mais fácil e alegre a chegada.
.
Feliz fim-de-semana
Abraço

AC disse...

A dignidade está no ousar seguir sempre em frente, apesar das pedras. Em suma: a dignidade está em ousar querer saber quem, verdadeiramente, somos.

Abraço

edna figueiredo disse...

Querida amiga Fá,
sempre encontraremos pedras em nossos caminhos;Algumas contornamos, outras, afastamos, e muitas, não damos conta de move-las.
Também, existem as que não estão a nossa frente, mas ao lado do caminho para marcar a direção, ou limitar nossa caminhada.
O que importa, é seguir, com pedras ou não, buscando a correnteza tranquila de algum riacho.

Amei seu texto!
Obrigada por partilhar.
Beijos, que Deus abençoe você sempre 🌷
Tenha uma semana repleta de paz.

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Fá!

Linda reflexão. Cada um caminha seus próprios passos, no seu próprio ritmo.
Pedras fazem parte do caminho, assim como as flores.
A paisagem muda, conforme caminhamos.
É preciso estar atento para não ver só as pedras, mas também, as surpresas belas, que o caminhar nos reserva.

Um abraço,
Sônia

Majo Dutra disse...

Uma meditação sobre a vida muito correta e verdadeira.
Gostei da sua apreciação e da leitura.
Beijinhos, Fá amiga.
~~~~~

By Me disse...

Às vezes chovem pedras arremessadas por pura maldade, para acabar com a nossa paz. Há quem não tenha paz, nem permita que os outros tenham. Incomodam o mais pacífico dos homens!

Beijinhos

Emília Pinto disse...

Costumo dizer que a vida manda muito e, apesar de se dizer que nós temos sempre o poder de escolha, creio que não é bem assim; a única opção que nos cabe é não remover a pedra e, desanimados, sentarmo-nos em cima dela ou então ganharmos coragem , chamarmos toda a força que existe em nós e remove-la para o lado; muitas vezes ela é demasiado pesada, mas poderemos contorná-la e seguir, mesmos sabendo que lá na frente, poderá estar outra. O que importa é não desistirmos do caminho. A vida dá-nos essa possibilidade e também nos dá a certeza que podemos encontrar belas flores nas bermas Se ontem o sol brilhou, hoje, apesar da chuva, ele lá está, a espreitar por entre as novens, prontinho a iluminar o nosso caminho. Assim foi, assim é e assim será a nossa vida, enquanto tivermos caminho a percorrer. Belo texto, Amiga! Um beijinho e SAÚDE para todos aí.
Emilia

Ana Freire disse...

Belíssima inspiração, Fá!... Pedras no caminho... Já tenho tido a minha quota parte... mas creio que ainda me faltam bastantes para construir o tal castelo de Pessoa...
Mas vamos caminhando... com castelo ou sem castelo... o que importa, será desfrutarmos ao máximo do nosso percurso...
Beijinhos! Feliz domingo, e votos de uma boa semana!
Ana

Majo Dutra disse...

Reli, os pedregulhos amontoam-se...
Há que ir contornando e não desanimando...
Contornando, sempre.
Beijinho
~~~~~

Ane disse...

Oi Fa! "Tinha uma pedra no meio do caminho..." Que tal "...juntar todas pra fazer um castelo? " A água não briga com os obstáculos, simplesmente contorna os mesmos e segue seu caminho....Beijos!

Crônicas de Areia disse...

Os piores entraves são os pequenos, aqueles que quase não vemos. Você só pisará em uma montanha se quiser, mas uma pequena pedra, você sequer verá, e depois de pisa-la, virá a dor. A vida é assim, e sequer nos damos conta de que os pequenos problemas é que nos tomam mais tempo para resolver. O acumulo desses problemas menores acabam se tornando um grande problema, e se negligenciamos tal fato, acabamos engolidos por eles.
Texto perfeito. Parabéns.

Marcio.

Kinga K. disse...

Bonita reflexión :D

Franziska disse...

Esta entrada me ha hecho recordar, unos versos de nuestro poeta Antonio Machado: "Caminante, no hay camino/ se hace camino al andar/ caminante son tus huellas el camino y nada más... y al volver la vista atrás, se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar.
Es una hermosa reflexión la tuya porque todos estamos en el camino de la vida y atravesamos lugares y situaciones muy diferentes. El gran problema que tenemos como especie es, en mi opinión, la miopia mental porque nunca sabemos que puede suceder en los próximos minutos de nuestra vida.

Un abrazo de paz y esperanza en un mundo mejor.

Porventura escrevo disse...

Uma boa continuação de uma história de reflexão

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos