11/04/2017

Esforça o corpo, liberta a mente


Que bem se está à sombrinha, na espreguiçadeira, debaixo do telheiro, ao som do espanta-espíritos a tinir movido pela aragem. O reflexo da água do tanque, nas telhas a fazer ondas. O zumbido dos moscardos aqui na sombra; o pio de um pássaro lá em cima no azul do dia, talvez milhafre; borboletas brancas bailam voando para lá do muro… 
Há lírios roxos pela borda da parede da adega além; é Quaresma. Primeiro Mistério Doloroso: A agonia de Jesus no horto; Pai Nosso, que estais nos céus… – e a história daquele que foi mandado rezar o Pai-nosso todo, até ao fim, sem que o pensamento lhe fugisse para mais nada, sob o prometido de “se fores capaz dou-te uma junta de bois”, e ele a meio da reza pergunta se os bois viriam também com a canga?! Perdeu. E eu também me perdi. Perco-me sempre que rezo. O pensamento vagueia. Tantas vezes me fogem os pensamentos, que tenho de repetir as ave-marias e um ou outro mistério que já não sei se foi ou não rezado. 

Calço as sapatilhas e faço-me ao caminho, antes que seja mordida por algum moscardo.


15 comentários:

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, olhar para os lírios, ouvir o canto das aves é desfrutar da primavera, será no lindo Alentejo? como não sei rezar, nunca o fiz, seria impossível concentrar-me ou desconcentrar, como eu, muito e muitos alentejanos(as).
Votos de Páscoa repleta de alegria! Feliz Páscoa!

Smareis disse...

Tão lindo o texto, imagino o pio do pássaro e o lírios roxos, a mente diante dessa beleza é só calmaria. Com esse fundo musical tudo se tornam mais calmo ainda.
Boa semana e uma Feliz Páscoa! Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias. Um beijo.

Jaime Portela disse...

Magnífico texto, gostei imenso.
Votos de uma Páscoa Feliz, extensivos à família, amiga Fá.
Beijo.

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Um texto delicioso que se lê num ápice.
Adorei o cenário para onde me senti deslocada;))!
Espero que tenha passado uma boa Páscoa.
Um beijinho.
Ailime

O Árabe disse...

Reduziste os textos, Fa... mas a cadência agradável e a harmonia das palavras continuam as mesmas. Sempre um prazer ler o que escreves! Boa semana.

Parapeito disse...

Lindo o que escreveu.
Gostei muito,
Abraço*

Zilani Célia disse...

OI FÁ!
TAMBÉM NOS PERDEMOS EM TEUS DEVANEIOS.
PERFEITO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Ana Freire disse...

Puro encanto este texto, Fá!...
Vivenciando cada palavra do mesmo... e sentido-me nessa espreguiçadeira... ouvindo os moscardos... um texto que de facto, nos liberta a mente...
Parabéns, Fá, pela inspiração e talento!
Beijinhos
Ana

edna figueiredo disse...

Que lindo texto amiga!
Tenho me surpreendido muito com seus escritos.
São belos, cheios de emoção e sinceridade.

Abraços amiga,
Deus esteja sempre com você.

By Me disse...

A concentração nem sempre é fácil de atingir! Há muitas outras coisas que ocupam a mente e preocupam o espírito!

Boa quinta-feira.

Beijinhos

alfacinha disse...

adoro ler esse texto tão doce e amável
bjos

J.P. Alexander disse...

Rezar ayuda, libera tu mente y te da fuerzas. Te mando un beso

Porventura escrevo disse...

Gostei da devoção do texto, e da forma cmo está escrito em crescendo.
Gostei

Ane disse...

Eu fiquei imaginando a cena que você tão bem descreveu...eu tenho dois espanta-espíritos aqui, gosto muito do som que eles produzem... e no final vc calça as sapatilhas...eu também amo sapatilhas! Gostei de ler!
Boa semana! 😘🌻

Franziska disse...

Mi opinión, es solo eso, mi forma de verlo y nada más. Creo que la distracción se produce por la reiteración. Creo que todos deberíamos hablar con Dios con nuestras propias palabras con la seguridad de que Dios nos va a comprender. Si creyéramos que Dios nos está escuchando... Con el corazón en la mano te lo digo. Ese tipo de rezos los practican los tibetanos pero antes han aprendido técnicas que les ayudan a encontrar una gran paz. Perdona, esto es demasiado largo y como dije al principio, solo una opinión. Un abrazo y gracias por tu amable atención.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos