04/06/2009

Como é que se estuda?

- A Matemática é coisa para homens. – Respondeu a Júlia à minha pergunta sobre as notas dos testes.
Faltei uns dias às aulas porque estive doente com papeira e tive que ficar em casa. Por isso hoje, de regresso a estas lides, perguntei, ansiosa, às colegas pelas notas dos testes. Fiquei a saber que, no geral, não foram lá grande coisa e que tive negativa no teste de Matemática.
Negativa?!... Não queria acreditar, mas elas insistiam. Como era possível ter negativa se o teste me tinha corrido bem? Se eu achei as equações e os problemas tão fáceis e os resolvi como se fossem a coisa mais simples deste mundo? Desconsolada e nervosa não via a hora de saber o que é que tinha errado.

Tocou para a entrada e, desta vez, fomos para uma sala do primeiro andar. Geralmente temos sempre aulas no rés-do-chão, logo na primeira ou, por vezes, na segunda sala porque na turma há uma menina, a Ana, que anda de muletas. Tem um aparelho no corpo todo por causa de uma doença que teve em bebé e que lhe causou aquela deficiência. Todas a ajudamos, mas ela habituou-se a isso e parece que anda a abusar de nós. Começou a ficar muito teimosa e só quer que lhe façam todas as vontades. Há dias atirou com as muletas para longe porque se chateou com uma das colegas. Hoje duas empregadas tiveram que a levar ao colo, pela escada acima, para que pudesse ir para a sala de aula, enquanto ela se debatia por teimar em ir sozinha. Às vezes não há quem a entenda! Mas também não sei por que nos levaram para o primeiro andar, se sabem desta dificuldade da Ana, mas decerto terá havido algum motivo forte.

Houve um ruge-ruge entre nós quando entrámos na sala. Era da parte da tarde, estava calor, e percebeu-se um odor abafado e estranho que nos empurrava para fora. Abriu-se logo as janelas; o burburinho tornou-se conversa aberta: que desagradável! Cheirava a rapazes.
- Silêncio, meninas! – Assim pôs, o professor, termo às conversas.
Não tardou muito para que ele se dirigisse a mim. Senti um enorme calor no rosto, prevendo a vergonha pela qual iria passar. Começou a colocar-me questões sobre os problemas e as equações do teste, ao que eu respondi sem ter dificuldade, segura do que respondia. Depois entregou-me o teste. Nessa altura tive a surpresa com que não contava: vinte valores!
Pois se eu sabia que me tinha corrido bem! Mas nunca pensei que fosse possível ter acertado tudinho. Por isso é que as colegas me mentiram, para ver como eu reagiria… se me atrapalhava… mas enganaram-se. Ficaram foi cheias de inveja! Ah! Mas foi muito bem feito!
Ainda há pouco, no recreio, me confrontaram novamente, perguntando-me se eu teria copiado. Copiado?! Eu não copiei! Nunca fiz isso! Mas como é que se copia num teste? E ainda, para mais, num teste de Matemática? E não têm saído de volta de mim, a querer saber como é que eu estudo… que lhes ensine a estudar Matemática. Mas aí, eu não tenho como as ajudar, pois também não sei. Eu, simplesmente, não estudo Matemática. Eu apenas faço os exercícios todos.

(Publicado em: Memória Alada, 2011)

15 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Belo texto... como sempre.

E sim, é esse o segredo, fazer os exercícios todos.

Jorge

antonio ganhão disse...

Isto vem-te à memória, tinhas um diário, ou é pura ficção? Fico curioso.

Maria Carmo disse...

Querida Amiga Fá Menor,

Muito obrigada por ter passado, já há bastante tempo, no meu blogue. Tive que fazer uma pausa (por falta de tempo da minha Filha, que me ajuda a blogar) - mas cá estou de novo e sempre a enviar um abraço a todos os meus Amigos!

Hoje já deixei um novo Post.

Vemo-nos por lá?

Maria Carmo

Justine disse...

Os teus excelentes relatos da juventude fazem-me sempre voltar às minhas memórias tão, tão antigas...:))

adouro-te disse...

E a menina das muletas entre a tua expectativa da negativa e os 20 valores a Matemática?
Poderia ter feito os exercícios (físicos) todos?
Beijo.

Nilson Barcelli disse...

Há 2 maneiras de estudar Matemática (que eu punha em prática):
- Fazer os exercícios todos, como tu.
- Explicar aos outros como se faz (esta última dava-me muito menos trabalho, mas tinha que encontrar "vítimas" que não poderiam ser burras... apenas preguiçosas como eu...).

Parabéns pelos teus 20 valores.
Para quem sabe, a Matemática é fácil...

Beijo.

poetaeusou . . . disse...

*
texto
matematicamente correcto,
srsrsr
,
conchinhas serenas, envio,
,
*

By Me disse...

Fá, eu gostaria de ler mas o fundo negro perturba-me a vista. Até com óculos, torna-se difícil.

Mas...não alteres nada, volto outra ocasião. Beijinho

alfacinha disse...

Em todo o caso, eu não gosto de matemática.
Cara Senhora desculpe -me tive de tirar o seu comentário sobre PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICA por causa do título demasiado grande.Cara Senhora Parabens com o novo descedente que chegou na família.Uma notícia formidável .
bjs

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Um texto muito belo e muito interessante. Fez-me regressar a tempos passados!
Achei graça ao termo do "cheiro a rapazes", como eu o conheço;)), ou melhor conhecia.
Quanto aos 20 a Matemática, também se lá chega, além da compreensão nata, a treinar as equações e outras exercícios...;))!
Beijinhos e bom domingo.
Ailime

By Me disse...

Voltei cá pelo telem. Eu conheço casos de meninos incapacitados fisicamente e muito mal educados. A educação vem de casa. Essa aluna com nota 20, deve ser exceção. Hoje, o que se observa é que turmas inteiras recusam qualquer atividade. Nada de nada. Dentro da sala é só guinchar, falar alto, gritar, gargalhar, provocar... enfim! Não existem estratégias para isto. A escola tem que mudar! O ensino. Expulsões, trabalhos dentro da escola. Nada disso resulta. A revolta é maior. A escola deve ir ao encontro das vocações. Menos teoria. Toda a gente tem de ter um curso superior e só vale, na medida em que o exibir? Nós não precisamos do varredor de rua? Do padeiro? Do caixa de supermercado? E não são profissões dignas? Enfim, estas cabeças graduadas estão a calcular mal e a fazer pior! Mas a culpa cai sobre a parte mais fraca...
Amiga, beijinhos.

Agostinho disse...

Vim espreitar... isto é booooum!
Estudar? Trabalhinho, pois então.

Dias felizes, Fá20!

Porventura escrevo disse...

Bonito texto
Absorvente 🙂

Sérgio Santos disse...

Um dos melhores textos do blog.

Flávio Cruz disse...

Encanta-me essa tua forma de escrever, Fa! Transformas em textos coloridos e interessantes os pequenos episódios do cotidiano. Bem como fazes com as fotos! Meu abraço, amiga; boa semana.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos