20/12/2021

Presépio na Montra (continuando)

anterior

Mas como são cada vez menos, as figurinhas!... 

Ah, pois, lembro-me de que no ano passado, o meu amigo Zeca me pediu para trocar algumas comigo, das que eu tinha repetidas… mas conseguiu levar-me à certa, deixando-me bem menos das suas do que eu lhe dei das minhas. Das ovelhas levou-me metade do rebanho e, dos músicos, fardados a rigor, ficaram poucos, já nem parece uma banda filarmónica completa… que tonta que eu fui! Bem, é certo que me deu este moinho, parecido com o moinho das sapatilhas, que o meu moleiro não tinha casa; e este poço para a minha lavadeira tirar água e lavar as suas roupas, e mais umas bolas para a árvore de Natal que encontrei agora aqui misturadas com as fitinhas prateadas; por falar nisso, ainda me falta apanhar o pinheiro. É sempre um problema isso, pois, num ano destes que passou, apanhei uma ralhadela do pai por ter cortado um onde não devia, disse que estraguei um pinheirinho novo que estava a crescer e que fazia lá falta. Agora não sei o que faça… se vá procurar algum para cortar – mas eu sei lá onde é que não fará falta?! – ou se não faço árvore de Natal… na verdade, acho que mais importante é o presépio, que representa o nascimento do menino Jesus, e é o que comemoramos no Natal: o nascimento de Jesus. Mas a árvore de Natal, costumava erguê-la por cima da gruta do menino, como que para proteger das investidas da invernia e dar algum aconchego e abrigo àquele local tão inóspito onde teve de nascer o rei dos reis, por não haver lugar para eles nas hospedarias de Belém. É que estavam todas cheias de pessoas vindas de outras regiões, tal como José e Maria que tiveram de vir de Nazaré para darem os seus nomes no recenseamento na cidade onde pertenciam. Tão longe a caminhada a pé, apenas Maria sentada no burrito, pois estava de gravidez avançada e ser-lhe-ia muito penoso vir a pé todo o caminho. Coitadinho do burrito, um bom serviço que prestou a Maria e a Jesus! E, depois, juntamente com a vaquinha que dormia na gruta, ainda aqueceu com o seu bafo o menino depois de ele nascer.

17 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Gostei muito de ler
FELIZ NATAL

Kinga K. disse...

Merry Christmas❤

Majo Dutra disse...

Encantador, querida amiga -- senti-me mesmo menina!

Festas muito felizes e a teu gosto... ✨

Muitas ternuras e doçuras... Abraço grande.
~~🎄~~~~~~~~

. intemporal . disse...

Neste canto que reconto como recanto, viajo rumo à minha infância, onde o sentido do Natal era amplamente sentido!

Boas Festas!

A.S. disse...

Muito lindo Fá. Belíssimo texto.
Fizeste-me regressar ao meu tempo de infância...
Como o tem passa...

Desejo que tenhas un FELIZ NATAL, junto de todos quantos amas,
pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor...hoje e sempre!
Que em 2022, todos os teus sonhos se concretizem!

FESTAS FELIZES!
Beijinhos.

Jaime Portela disse...

Que saudades eu tenho de fazer o presépio, com todas essas aventuras de figurinhas, musgos e outros pormenores que eram tratados com muito carinho e rigor.
Belíssimos textos, gostei de ler.
A época natalícia não é sobre presentes, é sobre presença. Aquilo que podemos oferecer de mais importante aos outros é a nossa atenção, a nossa amizade verdadeira e o nosso amor incondicional, para que possamos irradiar luz e calor para aqueles que nos rodeiam. Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e repleto de paz.
Beijo, querida amiga Fá.

Cidália Ferreira disse...

Um texto brilhante! Amei :)
Passando para desejar :- Paz. União. Amor. Esperança. Harmonia. Humildade. Dignidade Solidariedade. Bondade. Paciência e Gratidão. Abraço com carinho. Feliz Natal.
-

Sérgio Santos disse...

Que linda postagem. Tenha um maravilhoso Natal!

AC disse...

Bem descrito, Fá.

Um excelente Natal para si e para todos os que a rodeiam.

O Árabe disse...

Hoje resolvi vir aqui, matar saudades... e fiquei muito contente de o fazer! Li ambos os textos e confesso que fiquei impressionado, amiga: consegues dar vida até às figuras do presépio e a um pinheirinho cortado! Realmente, Fa: és muito competente, no fotografar e no escrever! Meu abraço, amiga; boa semana e feliz 2022, para ti e todos os teus!

Porventura escrevo disse...

Retalho s de um passado comum a todos🙂

Caderrno de San disse...

Quanto nos diz no lirismo deste texto, Fá!. É ler, reler. Refletir e dizer que a lição de amor, de fraternidade, parece mais vívida em seu belo texto.
Beijinhos,

Amélia disse...

Belíssimo texto.
Desejo um Santo e feliz Natal à Fá e sua família, com saúde , alegria, paz e amor, um excelente ano 2023.
Beijinhos, tudo de bom

J.P. Alexander disse...

Bella historia, te deseo una buena semana.

Magda Carvalho disse...

Nós por cá também temos cá essa tradição
https://retromaggie.blogspot.com/

Królowa Karo disse...

Merry Christmas!

Ana Freire disse...

O encanto da quadra, tão bem delineado... neste pedaço de bela prosa!
Adorei ler, Fá! Estimo que tenha passado o seu Natal o melhor possível! Este ano, foi em modo engripado, aqui deste lado... ainda ando em recuperação com uns suplementos de vitaminas... mas felizmente, não houve novidade por aí além... mas nem me lembro de alguma vez ter tido gripe antes...
Um beijinho grande! Bom ano, com saúde!
Ana

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos