19/12/2022

Presépio na Montra - Que Alegria!

anterior

Ora bem: naquela região, perto da gruta onde o Menino Jesus nasceu, andavam uns pastores que guardavam os seus rebanhos e por lá pernoitavam, coitados! Se calhar tinham de dormir nalguma gruta que por lá houvesse, ou nalguma cabana improvisada, senão teriam de dormir ao relento e ao frio junto com as ovelhinhas. 

Não sei quantos seriam, mas ainda me restam aqui dois. Vou fazer umas elevações com pedras e cobri-las de musgo para dar o ar de serra, e colocar as duas figuras dos pastores, mais dois cãezinhos que ajudam a guardar os rebanhos, e as ovelhas que me restam e que já só dão quatro a cada pastor: pobres pastores, até no número de ovelhas são quase miseráveis!  Pobres entre os poucos animais, que mal davam para se aquecerem uns aos outros nas noites geladas de invernia!

Então era de noite, mas uma luz bem forte, que eles viram brilhar, fez-lhes ver tudo como se fosse de dia: era um Anjo que lhes vinha anunciar o nascimento de Jesus: 

“Anuncio-vos uma grande alegria: 

… Nasceu-vos um Salvador. 

… Encontrareis o menino envolvido em panos e deitado numa manjedoura.” 

 Depois juntaram-se, àquele Anjo, outros Anjos que cantavam em coro: 

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!” (cf. Lc. 2, 10 – 14) 

Agora é que vai!… só tenho uma figurinha de Anjo, com uma faixa escrita: “Glória a Deus nas Alturas”! Vou pôr o Anjo junto aos pastores e, para já, fica assim. Depois hei-de fazer outros anjos em cartolina e pendurá-los na árvore de Natal, para dar a ideia de que andam a voar e a cantar por ali. Sim, porque era o Filho de Deus que acabava de nascer, e até os Anjos do Céu vieram cantar. Uma alegria contagiante, pois o Messias esperado pelas pessoas, o Salvador, já estava no nosso mundo para trazer a paz tão ansiada! 

Por isso, todas as pessoas do mundo e de todos os tempos foram depois contagiadas por essa alegria. E, daí, podem aparecer muitas figurinhas no presépio: de muitas profissões, regiões e de tempos mais antigos e mais actuais. 

Assim, o presépio é uma maneira muito linda de recordarmos o nascimento de Jesus e do quanto Ele é importante para nós, nos trazendo Esperança num mundo melhor.


20 comentários:

Ane disse...

Fa, lindo seu texto. Gostei de ler.
Eu tenho um presépio bem pequeno.
Acho que presépios não podem faltar na decoração de Natal,
afinal é a representação e o motivo dos festejos que
estão representados ali.

Um abraço! ♥

Anónimo disse...

Olá Fá,
vim conhecer o teu espaço e gostei muito!
Parabéns pelo lindo texto a respeito do nascimento de Jesus e do presépio.
Aqui em casa montamos o presépio todo ano na estante da sala, fica muito belo.
Um abraço e boa semana!

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Fá, uma árvore sem o presépio, sem o homenageado fica esquisito!
Tenho visto tantos presépios lindos, mas fico com o meu, passou de mãe pra filha, e assim minha mãe estará presente nesse período, também...
O nosso Natal será na casa dos filhos, como viste no meu texto, não estou
muito animada.
Deixo um beijinho e uma feliz noite junto aos teus queridos.

Porventura escrevo disse...

Presépio há séculos na nossa vida

J.P. Alexander disse...

Bello relato y es la esperanza de todos un mundo mejor. Te mando un beso.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Fá!
Gosto muito de Presépios.
Imagino como deve ter lindos por aí.
Gostei de ler aqui e também creio na força espiritual do Presépio.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

Juvenal Nunes disse...

Uma ideia muito interessante esta a que deitou mão, para nos expressar a sua vivência acerca do Natal.
Uma história mil vezes escrita e recontada, mas sempre com formas diferentes de apresentações e novos e enriquecedores detalhes.
Abraço natalício.
Juvenal Nunes

Jaime Portela disse...

Eu também ia ao musgo para o presépio. E tinha os meus figurantes bem guardados de um ano para o outro. Mas era preciso arranjar mais todos os anos porque alguns se partiam.
Belas recordações.
Gostei do conto. Ou crónica do antigamente...
Continuação de boa semana, amiga Fá.
Um abraço.

Isa Sá disse...

Parabéns pela escrita!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Caderrno de San disse...

E a lição final para aqueles que esqueceram o papel do presépio. Sobressai a estética, a linguagem tão depurada, tão poética. Me permita um trocadilho, "quem sabe faz, quem não sabe lê". Muito bela a sua escrita,
beijo,

Majo Dutra disse...

Contaste muito bem, querida amiga.

Tudo de bom para ti e teus. Abraço grande.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Franziska disse...

En ese Belén están nuestras más deseadas esperanzas de un mundo que adore la paz y ame a su prójimo como ese Niño vino a enseñarnos. Ese Nacimiento debe ser nuestra estrella durante todos los días del año. ¡¡¡FELICES FIESTAS EN PAZ Y AMOR!!!

Margarida Pires disse...

Minha querida Fá!
Desejo - lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Muitos beijinhos recheados de luz!
Megy Maia💗💕💗

O Árabe disse...

Adoro as tuas fotos, Fa; mas sentia falta de ler os teus textos. Li os três mais recentes; encantou-me, como sempre, a tua forma direta e atraente de escrever. Armemos os nossos presépios, então! :) Meu abraço, boa semana.

lis disse...

Só hoje consegui um tempinho para ler e acompanhar a construção
do seu Presépio de Natal_ demorei um pouquinho no I capitulo não entendendo o que seria 'aberta' que tinha visto no dia chuvoso_ então percebi que seria um tapete de musgo que serviria de base para um presépio., e montra também pesquisei kkk seria na janela ? ou na vitrine ? mas segui entendendo e adorando esse cuidado com a banda filarmônica que já existia naqueles tempos rs e com os pastores? com suas poucas ovelhinhas ... Tudo especial para o Presépio merecido do menino Jesus. Que lindo, Fá.
Eu me lembrei dos meus Natais que aguardava com ansiedade para vestir minha bata meia amarronzada e entoar os hinos no coral da Igreja, junto com uma meninada também feliz Era a glória participar desse coral e homenagear o nascimento do ano. Historia verídica e linda!
Então amiga espero o IV capítulo dessa série natalícia tão perfeitinha, que só você tão bem descreve.
Um abraço forte.

Fá menor disse...

Olá, Lis!
Bem vinda aqui!
A 'aberta' no dia chuvoso é uma pausa na chuva até ao voltar a chover :)

Sim, a montra é como uma janela ou vitrine.

A banda filarmónica é de tempos mais recentes, mas contagiados pela mesma alegria do Sagrado Nascimento.

Gostei de saber da sua participação no coral!

Novo capítulo seguirá logo a seguir ao dia de Natal.

Muito grata!

Abraço.

Cidália Ferreira disse...

Tenho que colocar o conto todo em dia. Obrigada
.
Desejo que todos tenhamos saúde e paz. Que nunca nos falte a alegria de viver, o bom senso, a humildade, a solidariedade, a compreensão e a união, etc..
.
É outra vez Natal ...
.
Um beijo/abraço fraterno a quem de direito. Sejam muito felizes hoje e sempre. Um 2023 cheio de positividade.

Roselia Bezerra disse...

"Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

Querida amiga Fá, boa noite de antevéspera de Natal!
Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima

Parapeito disse...

Tão lindas as tuas palavras.
Nos meus tempos de criança era o menino Jesus que prevalecia .
Hoje é mais o pai natal
O que importa mesmo é o espirito a empatia a alegria de partilhar, principalmente afectos.
Deixo abraço e brisas doces ***

Ana Freire disse...

O que eu adoro! Estes presépios alargados a tantas profissões antigas... sempre que posso, lá os vou fotografando!
Maravilhoso o texto, que tão bem nos transmite o encanto da quadra natalícia, e de tudo o que representa!
Um beijinho grande! Tudo de bom!
Ana

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos