05/08/2008

Prova final

Hoje foi o meu exame da quarta. Não foi na minha escola, mas numa da sede do concelho, ao lado da Casa da Criança, onde está uma estátua dum rapazinho a tocar uma trombeta longa.
De manhã, uma prova escrita parecida com as que estava habituada a fazer e, de tarde, a oral. Não achei nada difícil, pois correu-me muito bem. Não dei erros no ditado e acertei todos os problemas. Fiquei aprovada, claro, nem outra coisa estava à espera, depois de tanto esforço despendido! Fiquei a saber que um dos professores é amigo de um dos meus irmãos, pois quando ele viu o meu nome, perguntou-me se eu seria a sua irmã. E conheci uma menina, a Joana, que me disse que ia estudar para o Ciclo e me perguntou se eu também iria. Respondi que não sabia, que o meu pai é que mandava. Então ela insistiu com o meu pai e ele disse que ia pensar no assunto. Estou com esperança de que ele me deixe ir, uma vez que já lá teria uma amiga.

No fim da oral o pai trouxe-me ao parque infantil.
O parque infantil fica no jardim da Várzea e é muito bonito. Tem canteiros de flores no meio de grandes relvados e é coberto de grandes árvores que fazem sombras fresquinhas. De um dos seus lados corre o rio que passa debaixo da ponte.
É a primeira vez que me aventuro no escorrega e nos cavalinhos de roda. Um baloiço, esse já tinha experimentado. Os manos fizeram-me um, na figueira ao pé da eira, e posso balançar-me nele, sempre que me apeteça, durante as tardes depois da escola, desfrutando da sombra da árvore, enquanto me delicio a observar os pardalitos que trabucam nos seus ramos.
Um após outro, experimento os brinquedos novos, entranhando os pés na areia, com a sofreguidão de querer eternizar estes momentos, neste lugar que me parece ser o remate de uma etapa e, ao mesmo tempo, me indicia um universo por descobrir.

17 comentários:

Cátia disse...

Ola querida,

Gostei da estoria, acho que estas a escrever muito bem. Gosto como poes sempre muito de ti, do que conheces em cada um.

Beijinhos e força

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Marta disse...

:)
Um sorriso.
O teu retalho de infância está... de arrancar um sorriso. Porque apesar de ser só o pai mandar, ele vai deixar.

Beijo!

Marta disse...

Vai, porque a menina menina merece! ;)

Justine disse...

Ambiente recriado na perfeição. E a lembrança desse tempo das descobertas interiores a chegar-me, em ondas, com o teu texto.
Beijo

Belisa disse...

Olá

Está lindo de encantar!

Beijos estrelados

Cris disse...

Fá,

brinquedos-novidade, nova etapa de vida... O que mais nos reserva a nossa pequena heroína? Força na escrita! Quero mais (e não é que fiquei viciada na história)! Aliás, queremos mais, a avaliar pelos comentários que recebe!

Beijinhos

S. disse...

Que história(s) tão bonita(s)! :)

Borboleta disse...

Você me fez sentir saudade da minha juventude... "Que saudades que eu tenho da aurora da minha vida! Da minha infância querida, que os anos não trazem mais. Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tardes fagueiras..."
Beijinho carinhoso do Thiago

Luna disse...

existe sempre um universo por descobrir
cabe a nós o desbravar
beijos

edna figueiredo disse...

Querida Fá,
e que talento tem você!
Escreve com a alma e o coração.
É sempre lindo ler seus textos.

Beijos, Deus cuide de ti 🌹🌷🌹

J.P. Alexander disse...

Bella historia me gusto el final . Te mando un beso

Malindha Erba disse...

Muy buena narración, gracias por compartirla

By Me disse...

Outros tempos, outros tempos! Muito mais saudáveis! Gostei do texto! fez-me lembrar a minha infância! Caso para eternizar certos momentos!
Beijinhos e tudo de bom! 😉

Majo Dutra disse...

E os momentos eternizaram-se na memória...
Eram dias especiais... Beijinho.
~~~~~~~~~~~~~

Luma Rosa disse...

Oi, Fá!
Voltei consigo à minha infância! Que doçura você!!
Beijus,

Ana Freire disse...

Que delicia, Fá! Certos momentos, ficam-nos mesmo para sempre gravados na memória... também eu recordei esta fase de transição da escola Primária para a Preparatória, que se iniciou com um exame semelhante... o primeiro, de muitos outros...
Sempre um prazer ler as suas palavras, tão imbuídas de emoções... que nos fazem percorrer o túnel do tempo... e reencontrarmo-nos mais um pouco a nós mesmos... do jeito que já não lembrávamos ser...
Beijinhos!
Ana

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos