12/08/2008

Marcas

Chegaram as férias grandes. No meu rosto quase não restam cicatrizes muito visíveis. Já nem penso muito nelas, pois não são mais do que pequenas marcas que, mais ou menos perceptíveis, sempre ficam de qualquer acontecimento ou experiência.

Agora passo uma boa parte do dia em casa da avó e, às vezes, até lá passo a noite, na cama de ferro que está na casa de fora. Numa destas noites, parecia-me que a cama se elevava muito alta e me levava a flutuar junto ao tecto. Aflita, chamei pela avó. Esta veio e disse que era febre que eu tinha. Colocou-me na testa um pano molhado com água fria e, dali a pouco, trouxe chá de folhas de laranjeira, que me deu a beber quente, e fez-me deitar novamente, bem abafada. De madrugada acordei a transpirar e a febre passou. A avó disse que a apanhei por ter andado com a cabeça ao sol.

A casa da avó é pequenina. Tem uma cozinha, um quarto e a casa de fora. Tem, ainda, um alpendre onde me lembro que o avô passava as tardes, sentado numa cadeira.
Só a casa de fora é que é a divisão mais ampla. O seu mobiliário consiste numa mesa de centro, quadrada, e quatro cadeiras; uma cómoda, que o pai fez quando ainda só tinha treze anos – contou ele; e a cama de ferro, no canto ao pé da janela e, junto a esta, a máquina de costura, com a sua mesa de ferro rendado.
Da casa de fora para a cozinha, ao lado da parede do quarto, tem três degraus de madeira, onde gosto sempre de me sentar a ver a avó fazer a sua lida. Ela faz a sopa numa panela preta, sobre uma grossa trempe de ferro, colocada por cima do lume, no borralho. Este fica no canto, ao meu lado direito. Por cima do borralho tem a chaminé, apoiada em duas grossas vigas de madeira, sustidas pelo moirão, também ele de madeira grossa. A guarnecer a cozinha tem uma cimalha pela parede fora, em jeito de cantareira, onde a avó coloca os pratos e a outra loiça mais bonita; a pender do tecto, presa com quatro arames, uma tábua comprida onde a avó acomoda a broa.

Contou o pai que, quando era pequeno, certa vez apanhou a avó fora de casa e fritou carne numa sertã que tinha quatro bicos. Só que, entretanto, e ainda sem a ter comido, pressentiu que a avó vinha a chegar e, a toda a pressa, subiu a um banco para esconder a frigideira em cima dessa tábua. Aconteceu que o molho estava muito quente e escorreu-lhe, por um dos bicos da sertã, para a cara, queimando-a toda. Foi então deitar-se na cama, todo tapado com as mantas. A avó foi lá dar com ele e, coitado, ainda apanhou uma tareia, para além das dores que sentia na cara, toda esfolada. Ninguém o mandou ser guloso…

O resto do mobiliário da cozinha compõe-se de uma mesa, em frente às escadas, no canto atrás da porta que dá para o alpendre, onde a avó lava a loiça; outra mesa baixa, ao lado, com um banco e uma cadeirinha de madeira, ao pé, onde se tomam as refeições; uma bancada comprida, por baixo da cimalha; e, encostado à parede, entre as escadas e o borralho, está um armário que tem Santinhos em cima.

No fim do almoço, a avó faz-me rezar com ela, viradas para os Santinhos, a dar graças a Deus pelo alimento que tomámos. Depois, obriga-me a dormir a sesta, fechada no quarto dela. É claro que eu, às vezes, não tenho sono e, por isso, não quero dormir, mas ela tenta convencer-me dizendo que é para dar o repouso ao comer. Tem que ser, senão ela ameaça com os gaifarros. Eu finjo que acredito. Pensa ela que me engana, como quando eu era mais pequena. Então, ia ela do lado de fora da pequena janela do quarto e fazia um barulho com as mãos nos vidros, a fingir que eram os tais gaifarros, para me amedrontar e ver se eu sossegava, mas eu comecei a perceber que era ela. Agora, tal como dantes, são mais as vezes em que, sem que ela dê conta, abro esta janelinha, que dá para o alpendre, e me escapo para o exterior. É tão mais agradável brincar na rua, do que estar fechada no quarto, a ver as aranhas a tecerem as suas cortinas no tecto.

16 comentários:

S. disse...

As nossas avós... que especiais que elas são sempre!

E como soubeste bem caracterizar tão importante pessoa.

Cada uma de nós, tem um pedacinho dessa avó, nas nossas :)

Marta disse...

Voltei a adorar Fa!
A descrição da casa, as expressões. A forma como contas, as palavras simples que parecem de criança...
Era tão bom podermos ter memórias sem marcas... ou talvez não fosse...

Beijinhos!

Cris disse...

E que boas marcas nos deixa a Fá sempre que nos presenteia com a sua escrita!

Beijinhos

Justine disse...

De repente, ao ler-te, a minha memória ganhou asas e voei até casa de uma tia, que podia ser a casa da tua avó tal a semelhança de ambiente, onde passava há 50 anos as minhas férias grandes!
Que comovente descrição:))

Luis Ferreira disse...

Um relato, um momento, um diário... ler e acompanhar o que viste, sentiste...

Nas tuas palavras, ficam a vida, e o tempo... esse mesmo tempo que nos abraça e nos faz crescer.

Parabéns

Com amizade
Luis

Dennys Silva-Reis disse...

BELA CRÔNICA SOBRE A VOVÓ..... ADORO MINHAS VÓS.... ELAS SÃO MUITO ESPECIAIS EM NOSSAS VIDAS....

mundo azul disse...

A sua narrativa é uma delicia! Consegue transmitir uma familiaridade com os espaços... Muito bom!!!


Beijos de luz e o meu carinho!

antonio disse...

Os regressos fazem-se de memórias, também assim se constrói o amor...

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de dia santo, querida amiga Fá!
Que delicia ler um texto assim!
Tão bem escrito cheio de significados e levando o leitor a entrar na cena.
Sentei na cadeira do vô no alpendre.
Muito bem você é de prosa, parabéns!
Tenha um dia abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

" R y k @ r d o " disse...

A verdade é que tudo na vida deixa em cada um de nós as suas marcas. Umas visíveis, outras nem tanto. Brilhante com a Fá descreve "as suas marcas"
.
Cumprimentos

By Me disse...

As avós, esse ambiente rústico e inesquecível! Marcam para sempre a vida dos netos! Gostei! Ao ler, surge algo da nossa própria infância, esquecida num vasilhame!
👄👄👄

Majo Dutra disse...

Recordações da avó são sempre memórias de ternura...

Tem um lindo Fevereiro. Beijos 🌸🌸🌸
~~~~~~~~~~

Porventura escrevo disse...

Reservas em tudo o que façamos na vida, a não ser no que consideramos incondicional

Maria Rodrigues disse...

Adorei o texto, fez-me lembrar os meus tempos de criança em casa dos meus avós.
Beijinhos

J.P. Alexander disse...

Buena reflexion. Te mando un beso .

Ana Freire disse...

Que texto maravilhoso, Fá! E que me fez viajar no tempo, também à casa de férias, em que a minha avó recebia a família no Verão... também as aranhas, teciam umas teiazitas nas vigas dos tectos... e tudo o que era rústico, era apreciado com um encantamento especial, por ser tão diferente, do quotidiano normal durante o resto do ano...
Adorei cada palavra, que nos colocou tão bem, no cenário recordado...
Um beijinho grande!
Ana

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos