24/05/2018

Se chove...


Chove. Chove se chove!

A andorinha estacionada no fio do telefone espaneja as asas de consolação.
Agora: um relâmpago, seguido de trovão que ecoa céu cinzento além.
A andorinha, porém, continua no mesmo sítio, alegre no seu banho de chuveiro, soltando, de vez em quando, a sua cantilena de satisfação.
Em baixo, dois melros pulam no tapete verde molhado do pasto verde recém-cortado; outra andorinha rasou o muro alto, indo enfiar-se debaixo do telheiro, direita ao ninho acolhedor das suas crias, que lá vivem o seu pequeno mundo o dia inteiro.

Os melros acabam por abandonar o recinto; e a andorinha, não minto, continua no seu duche matinal; ao mesmo tempo que um outro pardal se passeia em pequenos voos rasantes às folhagens verdes das plantas do canteiro do quintal, nelas pousando aqui e ali sem se demorar, beijando pérolas luzentes e macias de água, como quem as quisesse namorar.

A chuva abrandou um pouco, e a andorinha deu por finalizada a sua mais que tarefa refrescante sagrada. Foi e voou pelos ares na parda madrugada, enquanto eu observava pela janela, encantada.

Logo logo, a chuva recomeçou. E a andorinha voltou. Ao mesmo preciso lugar. E dali mirava o mundo ao redor. Era a sua praia. 

Eu é que não me posso quedar mais tempo à janela a mirar, não vá o mundo fugir ou parar. Daqui para a frente, se quiser escrever o que a andorinha fizer, só se me propuser inventar.

E se chove!...

15 comentários:

Ana Tapadas disse...

Ah a andorinha...no dia de chuva!
Muita sensibilidade.
Sim, amiga. Não nos podemos deter a olhar demasiado tempo, a vida urge...
Bj

By Me disse...

A história da tua andorinha remeteu-me para a célebre canção de Rui Veloso;Tenho Todo o tempo do mundo para ti.

Os homens esqueceram de parar para contemplar demoradamente. É tudo feito a correr e sem prazer.

O Árabe disse...

Poesia em prosa, Fa. Eu sentia falta dos teus textos; bom tê-los de volta! Boa semana, amiga.

alfacinha disse...

Imagine!Que está a chover adorinhos . O mundo mudará num pesadelo.
Bjs

Olinda Melo disse...


Olá, Fá

Gostei muito deste seu texto. Observação ou imaginação. Quem sabe?!
O que importa é essa forma de escrever que nos transporta para um
lugar refrescante, lavando-nos a alma.

Bj

Olinda

Ailime disse...

Tão bela, Fá, esta prosa poética!
Um momento que me encantou e ao mesmo tempo deixou-me pensativa...a lembrar as andorinhas e chuvas de outros tempos. (Coisas minhas).
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime

tulipa disse...


NESTE MOMENTO...olho pela janela
ainda não chove
mas, parece que vai chover
Já tenho saudades
de estar à janela, a ver a chuva cair!

Os homens esqueceram de parar para contemplar demoradamente.
É tudo feito a correr e sem prazer.
É verdade! É triste!

Eu ainda vou fazendo por apreciar o que me rodeia.

Estou bastante em falta com a visita a todos os blogues,
até os meus faço 1 ou 2 posts por mês
Há 4 semanas que ando mais ausente
há 10 dias que estou com uma broncopneumonia
que me tem dado muitos problemas
Enfim....quero sentir-me curada o mais breve possível

ONTEM fiz um post aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/

Um abraço e bom fim de semana

Ana Freire disse...

Maravilhoso este texto... que fui saboreando em cada palavra... e que nos relembra, o encanto das pequenas coisas...
Adorei, Fá! Beijinho
Ana

Anónimo disse...

Já não falta muito para a chuva voltar...

" R i k @ r d o " disse...

A andorinha para além de uma ave sensível, tão frágil, de que todo o mundo gosta, por vezes mostra-nos o quanto é forte , sendo capaz de enfrentar ventos e tempestades.

Abraço virtual.

edna figueiredo disse...

Ah querida amiga Fá!
Que delicadeza de texto!
Me lembrei das Andorinhas viando baixinho, logo após a chuva... Senti saudades da infância.
Beijos, que Deus cuide de ti 🌹

Ane disse...

Observar a natureza é muito recompensador, nos trás paz e tranquilidade. Quando eu posso eu observo os passarinhos, o mar, a chuva...
Adorei ler suas observações da janela.


🐦🌨🌧
Beijos!

J.P. Alexander disse...

Bella historia me gusto mucho el cuento de la golondrina. Te mando un beso

Porventura escrevo disse...

A chuva é ótima para ficarmos sozinhos connosco próprios
😊

Lucinalva disse...

Bom dia, Fá
Linda postagem, observar a natureza é magnifico, quanta coisa aprendemos com as coisas simples da vida, um forte abraço.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos