12/04/2024

Integrada

A professora de História traz um camaleão no carro, debaixo de um chapéu de palha.
A minha turma é a preferida dela, talvez por sermos só meninas. Também, de todos os professores, ela é a nossa preferida. É muito nova, linda, e uma simpatia. Uma jóia. Usava óculos, mas começou a aparecer sem eles. E é ainda mais linda! Usa saias, com pregas e machos, todas parecidas umas com as outras. Certa vez descobrimos que não são meras saias: são saias-calção. Ainda hei-de ter uma assim...
Como somos boas alunas e bem comportadas, ela deu-nos um presente que adoramos: um conto, que nos vai lendo, aos bocadinhos, numa parte das aulas. Por isso, portamo-nos ainda melhor, na expectativa da continuação da história, que não tem nada a ver com História. É sobre uma menina que fecham em casa, um casarão, e a quem não deixam passear nem brincar com os colegas. Está a ser muito emocionante. Até já chorei. Todas temos uma enorme empatia com esta professora. E eu, que até nem era grande aluna a História, comecei a tirar muito boas notas.
Foi ela que me ajudou a integrar na escola e principalmente na turma. Notou como eu me andava a sentir e falou comigo, e depois falou com as minhas colegas. As suas palavras são de mel.
Um dia ela mostrou-nos o camaleão. Assustei-me um pouco, pois nunca tinha visto nenhum, e pensei que ele fizesse mal. Mas não. É um bichinho muito querido, que muda de cor conforme o que tiver junto a si...

17 comentários:

*Lisa_B* disse...

Lindissimo amiga Fa...
Sabes que estes textos dos diferentes e inclusão etc...me tocam demais...pelo que passo pelo meu filho.
O texto está maravilhoso...ao teu estilo como sempre.
Beijinhos

Conversa Inútil de Roderick disse...

Podias era mostrar uma foto da professora! eheheheh

Unknown disse...

Gostei do texto e da maneira como escreveu. Cativa e enquadra-nos tambem nessas aulas.
Há bons professores. Atentos, cultos e dedicados aos seus pupilos. Há alunos que aprendem e conseguem depois transmitir estas lindas mensagens.

antonio ganhão disse...

O Camaleão ensina-nos lições para reflectirmos.

A perspectiva feminina! A descrição do que vestia ganha destaque, e torna-se modelo a seguir um dia...

Eu não tenho assim tanto gosto em vestir, mas também conto uma história aos bocadinhos com a esperança que voltem sempre.

Justine disse...

As doces recordações das pessoas que nos marcam, ao longo da vida.
Muito bem descrito:))
Abraço

Jorge Vieira Cardoso disse...

Dia Mundial Da Poesia

“Dúvidas de Fronteira”

Quem sou aqui neste palco onde se debatem palavras?
Quem sou nesta cidade onde a temperatura oscila vocabulários de rosas?
Quem sou eu nesta primavera contrafeita de vontades eufóricas?
Serei o poeta que nas dunas silencia o sol à espera da lua?!
Ou serei tão-somente o enxame de mil abelhas domesticando as frases?!

beijo terno...

vida de vidro disse...

Gosto desta tua digressão por um mundo que nos marca a vida toda: a escola. Uma série de posts muito interessante. **

adouro-te disse...

Que saudades!
Os professores que ficam pela vida são assim...
Beijo.

PS: Muito obrigado por me ter dado a oportunidade de a conhecer.

A.S. disse...

Gosto dos teus textos!
São fragmentos de vida que guardamos na gaveta das recordações...


Beijos...

Nilson Barcelli disse...

Desde que saibas que é um camaleão... mas alguns não são nada fáceis de identificar... são pessoas...
Gostar do professor é sempre bom. Aprende-se mais, conforme dizes.
Gostei do teu post.
Boa semana para ti, beijo.

Jorge P. Guedes disse...

Estes são os professores que guardamos na memória!

Tive um camaleão durante um verão, no Algarve. Não otrouxe comigo pois isso matá-lo-ia com certeza e é proibido ter camaleões em cativeiro.
Adoro esses bichinhos, meigos e calmos. Andava sempre com ele ao ombro.

Um abraço.

Amaral disse...

Que bom saber que te sentes reintegrada!
E que bom teres professores(as) competentes e atentos à formação dos alunos!
Como vês, também o camaleão é um bicho que tem o seu encanto, sem culpa do medo que a maioria das pessoas tem dele...

poetaeusou . . . disse...

*
é professora
ou
politica . . . ???
,
srsrsr
,
conchinhas,
,
*

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de domingo, querida amiga Fá!
O camaleão é um exemplo vivo de quem não tem opinião própria...
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho fraterno

Beites disse...

Beleza de palavras
e que boa era a escola *,~`))))))
Bela semana em toda a harmonia e um belo dia, beijinhos.

Sérgio Santos disse...

Adorei demais, Fá!

Majo Dutra disse...

Um texto delicioso e muito bem escrito...
Há professores assim, marcam pela sua entrega e sensibilidade...
Beijinhos
~~~~~~~~~~~~

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos