06/04/2008

[6] À descoberta

A luz que se escapa pelas frinchas da porta do quarto não chega ao quarto dos pais, que fica no outro extremo da casa. Por isso não corro o risco de ser surpreendida acordada.
Desse modo, devoro o livro, à luz do candeeiro, e nem dou pela noite passar.
Uma das vantagens de se ter irmãos, rapazes, mais velhos, é a de ter acesso a livros que, uma menina da minha idade, de outro modo não teria.
Durante o dia, com eles fora, dou por mim a vasculhar-lhes as prateleiras. Estas são uma tentação para a minha curiosidade. Paulo e Paládia, Amor de Perdição - arregalo os olhos - e tantos e tantos outros...
Vou levando um a um, que não descanso enquanto não leio o mais rapidamente que consigo.
A par da leitura, a imaginação vai voando para a terra dos sonhos e é como se flutuasse num balão colorido à procura do Arco-íris.
Já começa a clarear quando me proponho, finalmente, começar a dormir.
O chilrear dos passaritos é a música que me embala o sono...

(Publicado em: Memória Alada, 2011, pág. 18)

15 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

gostei, eu não tinha essa paixão pela leitura, nunca fui incentivado para isso.

Hoje mudei e sou capaz de atacar um livro do principio ao fim quase de seguida.

Um post adequado ao dia de hoje, dia 23, Dia Mundial do Livro.

Carol disse...

Este teu texto fez-me sorrir... Lembrei-me de quando era míuda e devorava os livros do meu mano.
Acho que a paixão pela leitura e pela escrita me foi transmitida por ele. Ele escreve muito e bem, como se vê lá no Notas.

Cátia disse...

Sei o que isso é... ficar assim a ver se ninguem vê a claridade vinda do nosso quarto, e ficamos a ler, a escrever ou ate mesmo a ver qualquer coisa na televisão qeu nao deviamos ver... fica a curiosidade, a descoberta...

Beijo beijo

alfacinha disse...

Na altura havia nem televisão nem google,por isso ia a biblioteca.A única maneira para recolher conhecimento. Lia muito, porém nenhum conto de fadas, mas principalmente histórias heroicas.
Abraços

Ailime disse...

Boa tarde Fá,
Um texto lindo que me fez recordar o tempo em que eu lia imenso e a minha fonte eram as bibliotecas itinerantes da Gulbenkian! Não tinha irmãos, apenas duas manas e ambas mais novas...
Tempos outros, que por vezes me dão alguma nostalgia.
Beijinhos,
Ailime

By Me disse...

Sempre tive uma grande paixão por livros. Em pequena, desde os nove anos, ia à biblioteca itinerante; era uma alegria. Comecei a escrever aos doze e nunca mais parei, quer prosa, quer verso. Adoro classicos. Sempre tive muita curiosidade pelo conhecimento, pela cultura. Passamos a vida inteira à descoberta de coisas novas. Sei o que é isso de que fala, muitos de nós fizemos o mesmo. Tempos inocentes, o início da viagem.... Hoje, a minha escrita, deve-se à inspiração e influência dessas leituras. Um bom livro, é uma embarcação. Sophia de Mello, foi decisiva na minha infância. " A casa da Floresta" - uma porta para o imaginário. Felizmente que não nasci na era das novas tecnologias. Observo o comportamento dos jovens de hoje e fico triste. O telemóvel não lhes sai das mãos.
Beijinhos literários

chica disse...

Lindo e tão doce...Ler é encantador! beijos,chica

Arthur Claro disse...

Muito bom este texto.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Anónimo disse...

Sou um leitor, desde que aprendi a ler. E continuo a ler. Mas ultimamente, alimento-me compulsivamente de net que me tem causa um efeito colateral que não consigo explicar.

Beijinhos e bom fim-de-semana

Ana Freire disse...

Um texto delicioso, que celebra um verdadeiro amor pela leitura... e pelo revelar de novos mundos, que a mesma proporciona!...
Adorei ler, Fá! Beijinhos
Ana

pensandoemfamilia disse...

Um texto que fala da sua curiosidade e do amor pelas viagens que os livros nos promovem. Teve uma bela fonte de inspiração. Bjs

Porventura escrevo disse...

Eu ja tive essa paixão pela leitura
Muito profunda
Hoje nao tenho.
Pelo menos pelo papel.
Mas reconheco a semore como um tesouro

Kinga K. disse...

Lovely text❤

J.P. Alexander disse...

Uy si me ha pasado pero ahora ya no leo hasta la madrugada porque la vista se me nubla. Genial relato

O Árabe disse...

Leitura... a melhor das formas de se viajar por este mundo; e de outros tantos, que só existem em nós! Mais um belo texto, minha amiga; admiro a forma como escreves, já o sabe! Meu abraço, boa semana.

poderá também gostar de:

Mais Rabiscos